📈 Atualizações, entregas, movimentações e Soluções com IA – veja mais!
Chegou a hora de se atualizar com a akquinet Brasil.
A News de Novembro está recheada de conteúdo com novas atualizações de produtos, ideias de melhorias a partir de soluções entregues para nossa comunidade de clientes, case de sucesso e outras novidades.
Dê uma olhada no que separamos para você!
Novidades de Produtos
Atualizações do MUB e Portal BRO
Confira abaixo as principais novidades liberadas nas últimas semanas para o MUB e o Portal BRO. Caso tenha dúvidas ou queira apoio para habilitar qualquer funcionalidade, nossa equipe está à disposição.
✔ Envio de tarefas para correção pelo Agente Externo
Incluímos uma nova configuração no workflow que permite ao Agente Externo (fornecedor, terceiro etc.) devolver uma tarefa para correção.
É possível definir exatamente para quais etapas pode ser enviada a solicitação, garantindo controle e segurança no processo.
✔ Exibição de Código / Descrição em campos de lista
Nos campos adicionais do tipo lista (seleção simples ou múltipla), agora é possível configurar se a lista deve mostrar apenas o código, apenas a descrição ou ambos.
Essa melhoria facilita a leitura pelos usuários, especialmente quando os valores são integrados a partir do ERP ou outros sistemas.
✔ Nova coluna de CPF/CNPJ no quadro societário
O cadastro de Parceiro de Negócios passa a exibir também uma coluna de CPF/CNPJ no quadro de sócios e acionistas, ampliando a clareza e a completude das informações.
✔ Botão de Ajuda dentro do Portal
O botão “Ajuda”, antes disponível apenas na tela de login, agora também aparece dentro do Portal, após o acesso.
Isso facilita para que agentes externos encontrem rapidamente os canais de suporte enquanto preenchem formulários ou executam tarefas.
✔ Novo tipo de etapa no Workflow: Enviar para Correção
Foi criado um novo tipo de etapa que permite enviar automaticamente uma tarefa para correção.
Exemplo: após o envio de um formulário pelo fornecedor, regras de negócio (ou até mesmo IA) podem validar as informações e, havendo qualquer inconsistência, retornar a tarefa automaticamente para ajustes.
✔ Novo componente para Documentos de Parceiros
Disponibilizamos um novo componente de formulário para gestão dos documentos de parceiros (fornecedores, terceiros etc.).
Ele permite:
- agrupar e organizar todos os documentos;
- exibir apenas documentos vencidos ou a vencer;
- seguir regras globais que definem quais documentos são obrigatórios por grupo de fornecedores.
Esse componente traz mais clareza, organização e facilidade de uso, especialmente quando há grande volume de documentos requeridos.
✔ Central de Automações: Rejeição Automática
Adicionamos uma nova ação automática de Rejeição.
Com ela, você pode definir critérios e deixar o sistema rejeitar solicitações de forma totalmente automática.
Exemplo: se o fornecedor não atualizar documentos obrigatórios, a solicitação pode ser rejeitada e uma nova para bloqueio pode ser aberta — tudo sem intervenção manual.
✔ Nova interface para Atendimento de Tarefas em Massa
A interface foi renovada para tornar o atendimento em massa mais rápido e intuitivo.
Agora o sistema identifica automaticamente quais tarefas pertencem ao mesmo processo, permitindo executá-las ao mesmo tempo.
Além disso, reorganizamos o menu de botões com base nos feedbacks de clientes.
Se quiser uma demonstração ou mais detalhes, nossa consultoria pode ajudar.
Nova Versão do BRO 6.0.
Acabamos de lançar a nova versão do BRO 6.0. Dentre as principais novidades estão:
- A instalação do addon agora passa a ser gerenciada pela SAINT da SAP.
- Melhoria de performance ao transportar regras, permitindo a utilização de formato JSON.
- Correção de bugs.
Confira os detalhes no documento de Release da Versão que pode ser baixado AQUI
Novidade: Reconhecimento e Preenchimento de Informações de Produtos via Foto (IA)
A nossa IA está dando mais um grande passo! Agora, você pode tirar uma foto do seu produto e o sistema identifica automaticamente o item e preenche o PDM com as informações correspondentes.
Isso mesmo: a IA analisa a imagem, seleciona o PDM mais adequado na sua base e realiza o preenchimento de forma automática, agilizando ainda mais o processo de cadastro.
Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre esta nova funcionalidade, em breve publicaremos um vídeo de demonstração.
E tem mais: estamos desenvolvendo novas funcionalidades que vão transformar ainda mais o cadastro de Materiais, Produtos e Serviços com o uso de IA.
Em breve, traremos mais novidades!
Soluções da Comunidade de Clientes akquinet
Automatização de Domicílios Fiscais e Ranges de CEP por Domicílio a Partir de Consulta de CEP Correios
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (CORREIOS) é a entidade responsável pela gestão dos CEPs no Brasil, de forma frequente essa entidade divulga alterações em CEPs que podem ser desde criação de novos intervalos de CEP até Desdobramento de faixa existente.
Alguns motivos geradores dessas alterações: Crescimento urbano e populacional; Necessidade de maior precisão logística/Reorganização logística regional; Criação, divisão ou alteração de bairros; Municipalização de CEP genérico / Desmembramento de municípios; Correções técnicas ou padronizações.
E qual é o impacto dessas alterações para quem utiliza o ERP da SAP?
Diversos: Logística pode ser impactada com a seleção de um Centro de distribuição inadequado / Roteirização incorreta;
Pricing e Custos podem sofrer com o cálculo do frete incorreto, dentre outros.
O foco aqui é explorar o impacto em erros de determinação no campo Domicílio Fiscal de um Parceiro de Negócios (seja cliente ou fornecedor), campo esse de extrema relevância, muito utilizado em chaveamentos para cálculo de impostos.
Onde foi a dor é sentida inicialmente?
Ao automatizar a busca de informações de endereço (Receita Federal e Sintegra/CCC) e automatizar a criação do cadastro de Parceiros de Negócios, diversas operações utilizando a BAPI do SAP retornavam os erros “Código de domicílio não corresponde ao endereço entrado” e “Não foi possível determinar nenhum código de domicílio fiscal”. Apesar dos dados estarem corretos, o SAP não estava aceitando ou não estava conseguindo calcular um Domicílio Fiscal para a combinação País + Estado + CEP e isso estava ocorrendo, pois, a configuração que relaciona as Faixas de CEP com o Domicílio Fiscal estava desatualizada – CEPs foram desdobrados, novos municípios criados e ninguém atualizou essa configuração – No SAP essa configuração fica na (Visão J_1BTREG_CITYV – Tabelas J_1BTXJUR e J_1BTREG_CITY);
Quais foram as abordagens para resolução?
A resolução base é: Consultar a faixa de CEP do município em questão utilizando uma consulta dos Correios, caso as faixas retornadas pela consulta sejam divergentes das configuradas no SAP, atualizar automaticamente a configuração no SAP para que esteja compatível com a fonte oficial.
Apesar da resolução base parecer simples, há questões a serem observadas em relação à abordagem de resolução tendo em vista que não há uma periodicidade definida pelos Correios para divulgação dessas alterações – por isso há duas abordagens possíveis que podem ser inclusive utilizadas em conjunto:
1 – Para cada novo Parceiro de Negócios sendo criado, verificar se, naquele mesmo dia, já foi criado um Parceiro de negócios no mesmo município e caso ainda não tenha sido, a solução realiza a consulta da faixa de CEP nos correios e atualiza a configuração no SAP caso aplicável;
2 – Criação de uma verificação periódica (semanal / mensal) de todos os municípios da base, atualizando de uma vez a configuração no SAP para os municípios que apresentaram divergência na faixa de CEP.
Abordagens como essa garantem ao mesmo tempo a consistência da camada de configuração do SAP com a automação máximas dos dados mestres como Parceiros de negócio.
Case de Sucesso
Yara Brasil: Transformando Dados em Ativos Estratégicos
Na Yara Brasil, o processo de cadastro de clientes, fornecedores e materiais era inteiramente manual. As solicitações eram feitas apenas com base em códigos, sem rastreabilidade, sem visibilidade clara do fluxo e sem controle estruturado sobre o ciclo de vida dos dados mestres. A operação contava com uma ferramenta simples, usada apenas para distribuir tarefas entre as áreas.
Diante desse cenário, a Yara reconheceu que, para sustentar a evolução do negócio, era fundamental transformar o cadastro em um ativo estratégico — estruturado, confiável e integrado a toda a operação.
A Solução
Com o objetivo de ganhar eficiência operacional, mitigar riscos, garantir conformidade e acelerar a transformação digital, a Yara reformulou completamente seu modelo de gestão de dados mestres.
Essa mudança reposicionou o cadastro dentro da empresa: de uma simples atividade operacional para uma área estratégica.
Para sustentar essa evolução, a companhia buscou uma solução robusta e capaz de atender a governança de ponta a ponta, apoiando a Yara Brasil em seus propósitos estratégicos — assim, encontrou no MDM+ BRO o parceiro ideal.
Resultados obtidos:
✅95% de automação no processo de cadastro;
✅Redução do tempo de cadastro;
✅Redução significativa de custos operacionais e retrabalhos;
✅Base de dados qualificada, padronizada, completa e redução imediata de duplicidades;
✅Redução da exposição de riscos com dados precisos, acessíveis e atualizados;
✅Monitoramento e rastreabilidade do processo ponta a ponta;
✅Aceleração da transformação digital;
✅Mais agilidade para o negócio, potencializando eficiência e produtividade;
✅Confiabilidade nas informações para tomada de decisão da gestão de Yara;
Com o apoio da Akquinet Brasil, a Yara Brasil deixou de tratar cadastro como atividade operacional e passou a enxergar seus dados como um verdadeiro ativo estratégico para sustentar decisões, crescimento e inovação.
Novo Parceiro Estratégico
Parceria entre akquinet Brasil e COFACE reforça ecossistema de governança, inteligência de risco e crédito corporativo
A akquinet Brasil anuncia uma nova parceria estratégica com a COFACE, referência global em gestão de risco e inteligência de crédito. Com 79 anos de atuação, presença em 200 países e exposição global superior a €670 bilhões, a COFACE é reconhecida por seu modelo único no mercado: além de fornecer análises profundas de risco, assume risco junto aos seus clientes, oferecendo previsibilidade, segurança e decisões mais assertivas.
Com mais de 220 milhões de empresas monitoradas, 10 mil decisões de crédito diárias e uma visão exclusiva sobre padrões de recebimentos e pagamentos no Brasil, a COFACE possui uma análise 360° que considera risco país, setor e empresa. Esse nível de abrangência e precisão posiciona a companhia entre as mais robustas fontes de inteligência de risco empresarial do mundo.
Com essa colaboração com a COFACE, a akquinet Brasil anuncia o lançamento de uma nova ferramenta para cadastro e análise de crédito de Clientes, que atuará como um motor de crédito capaz de sugerir limites, identificar riscos de crédito descoberto e analisar oportunidades de concessão de forma contínua e integrada ao workflow de cadastro – e assim promover segurança e oportunidades de novas vendas.
Além disso, serão disponibilizadas novas soluções voltadas ao cadastro e homologação de Fornecedores, reforçando todo o ciclo de decisões de risco e compliance na cadeia de suprimentos.
A parceria une governança de cadastros, inteligência de risco e automação em um único ecossistema, fortalecendo decisões estratégicas e operacionais em toda a cadeia de valor, da entrada de um Cliente à homologação de um Fornecedor. Uma união que consolida o compromisso da akquinet Brasil em entregar soluções inovadores e que resolvem problemas reais.
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