Governança e Simplificação do Cadastro
Case de sucesso MDM+ BRO
A Embraco é uma multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração que se diferenciam pela eficiência e baixo consumo de energia. Fundada em 1971 na cidade de Joinville (SC), há 46 anos comercializa produtos em mais de 80 países, empregando diretamente cerca de 11 mil pessoas em sete países (Brasil, China, Itália, Eslováquia, Estados Unidos, Rússia e México).
“A Embraco tem como missão ser mais simples e ágil nos processos e este trabalho veio ao encontro desta necessidade. Trabalho excepcional em direção à simplificação!”
Marcos Casado Castano (Corporate IT Director – CIO)
“Parabéns pela entrega com êxito deste projeto que simplificará muito nosso processo. Este é um sonho há muito tempo que está se tornando realidade.”
Luciano Borges Lopes (Corporate IT Senior Manager – Applications)
GANHOS & FATOS
A Necessidade da Embraco
Referência no mercado de refrigeração, a Embraco está sempre ditando tendências e inovando seus produtos para levar mais qualidade de vida às pessoas através da preservação dos alimentos. Devido a este DNA inovador, há uma necessidade de agilidade na criação e liberação de produtos para o mercado. Por isso, a empresa entendeu que a governança de seus cadastros era essencial para simplificar seus processos internos e reduzir o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto.
Traçando os objetivos
Para atender cada vez melhor o cliente, a Embraco foi buscar processos e tecnologias para suportar a gestão dos seus cadastros, estabelecendo objetivos claros a serem alcançados:
• Suprir as necessidades ligadas à governança do processo de cadastro de material e produtos;
• Padronizar processos e definir seus responsáveis;
• Buscar ganhos para os processos de Desenvolvimento de Produtos, Compras e Logística;
• Aumentar a qualidade da informação para a tomada de decisão;
• Garantir a governança Fiscal e Tributária;
• Transferir o conhecimento informal (tácito) para o domínio da empresa;
• Simplificar e automatizar os seus processos, em busca da excelência operacional;
• E, por fim, para suportar os novos processos, implantar uma solução tecnológica conectada diretamente ao SAP, evitando integrações.
A Solução
O conhecimento especializado em processos de cadastros e em tecnologias SAP, além de oferecer uma solução totalmente integrada ao ERP SAP, fez com que a Embraco optasse pela consultoria akquinet HKS para auxiliar neste importante projeto global.
O trabalho iniciou com o mapeamento dos processos de cadastro de materiais, produtos e de outros cadastros relacionados (lista técnica, roteiro, registro Info de compras e lista de opções de fornecimento) existentes. Com base no AS-IS, aliando o potencial que a ferramenta BRO MDM+ poderia entregar para a Embraco, além do know-how dos consultores e nas melhores práticas de mercado, foram definidos processos padronizados para as 11 unidades mundiais da Embraco.
Além dos processos de cadastro, o processo de governança foi definido – item muito importante para a continuidade das melhorias que seriam implantadas durante o projeto.
O Projeto
O projeto foi dividido em 2 fases:
1ª – Criando a cultura de Gestão de Cadastros
Foram implantados novos processos padronizados e orquestrados pelo workflow do BRO, trazendo visibilidade e gestão dos processos de cadastros. Nesta fase foi inserida a cultura de gestão dos cadastros na empresa, envolvendo e treinando os colaboradores.
2ª– Simplificação e Automação
Com as lições aprendidas na fase anterior e aplicando o potencial da ferramenta BRO MDM+, a segunda etapa possibilitou o aprimoramento dos processos de cadastros implantados. Aplicando a funcionalidade de formulários do BRO, simplificou-se o processo disponibilizando campos e informações de forma organizada, racionalizada e simples. Implementando as regras de negócio mapeadas, automatizou-se grande parte do cadastro, reduzindo consideravelmente o esforço e tempo empregado pelos usuários.
Ganhos Obtidos
As melhorias com a adoção da Gestão de Dados Materiais (BRO) foram inúmeras, como mostra a lista abaixo, mas entre os destaques está a agilidade no cadastro. Para isso, etapas foram eliminadas, reduzindo o inventário de uma válvula de 56 para 18 dias, por exemplo.
• Qualidade na informação do cadastro;
• Processos padronizados e documentados;
• Disponibilização da informação de forma centralizada para todos os colaboradores;
• Salto de 31% para 88% no atendimento do SLA;
• Redução de custos logísticos e de inventário;
• Domínio sobre as regras de negócio dos cadastros, que antes eram tácitos, e que foram estruturados e sistematizados;
• 1ª fase implementada em 3 meses;
• Governança do processo.