ArcelorMittal – Gestão do Ciclo de Vida de Materiais e Produtos2018-09-11T15:35:56+00:00

Project Description

Gestão do Ciclo de Vida de Materiais e Produtos com o BRO

Case de Sucesso MDM+ BRO

Imaginem encontrar uma ferramenta que se encaixe, como uma peça de quebra cabeças, ao escopo já existente no SAP, sendo SAP, e resolvendo aquelas reclamações recorrentes de seus usuários:
“Não consigo criar novos campos; Não tenho workflow para aprovação; É difícil de usar; Tenho que passar por telas para apenas incluir 1 campo; Não tenho visibilidade de onde está minha solicitação.”
Assim foi nossa história com o BRO e a HKS. Nosso processo está mais robusto e de uma maneira fácil de ser mantida e com ganhos sustentáveis.
Entrega muito satisfatória, no custo combinado e com muita simpatia e colaboração.
Obrigada equipe HKS.
Maria Thereza Ortiz – Gerente de Estratégia e Inovação Digital

Case MDM+ BRO AMB - Maria Thereza Ortiz
  • A ArcelorMittal
    A ArcelorMittal é a maior produtora de aço do mundo, em 2016 foi classificada na posição 123 na lista da Fortune Global 500 das maiores empresas do mundo. Presente em mais de 60 países, emprega cerca de 280 mil profissionais.

  • A Necessidade da ArcelorMittal Brasil
    Em 2015 a ArcelorMittal Brasil, por necessidades ligadas a qualidade da informação e a melhoria de seus processos, identificou que o aprimoramento de seus cadastros de materiais e produtos poderia gerar grandes benefícios a companhia:
    – Elevar a acuracidade da informação para a tomada de decisão;
    – Racionalizar o cadastro, evitando duplicidades;
    – Materializar o conhecimento tácito;
    – Propiciar melhor rastreabilidade do processo, maior governança e agilidade;
    – Redução de retrabalhos com validações entre as etapas do processo (evitar passar o erro adiante);
    – Aumentar a eficiência nos processos de Compras e Logística;
    – Minimizar impactos negativos nos serviços prestados aos clientes internos e externos;
    – Reduzir os níveis de inventário;
    – E por fim, mitigar os riscos fiscais e tributários.

  • O Início do Projeto
    O trabalho iniciou com a unificação dos PDs (Padrões de Descrição) das diferentes fábricas, reduzindo em 82% o número de PDs existentes. O trabalho de saneamento dos cadastros reduziu o número de itens em 71%, chegando ao total de 287 mil materiais padronizados.
    Após o sucesso desta primeira etapa do projeto, a ArcelorMittal partiu para a escolha da solução que garantiria a governança de seus processos de cadastros e perpetuaria o trabalho de padronização feito na 1ª onda. Todo o processo de aquisição foi feito com base nos requisitos técnicos e de negócio identificados pela equipe envolvida, com o suporte constante da área de TI e envolvendo os maiores players do mercado de Master Data Management.
    Após o criterioso processo de seleção da ferramenta e empresa implantadora, a consultoria akquinet HKS foi a selecionada para auxiliar neste importante projeto, juntamente com a solução BRO MDM+. O conhecimento especializado em processos de cadastros e em tecnologias SAP, além da solução totalmente integrada ao ERP SAP, fez com que a ArcelorMittal optasse pela akquinet HKS.
    Os principais pontos que levaram a escolha da empresa akquinet HKS e da solução BRO MDM+ foram:
    – Integração nativa com tecnologias SAP® (add-on);
    – Solução flexível com foco na simplificação e na automação do processo com base em regras de negócio – não necessitando desenvolvimentos específicos;
    – Solução consolidada no mercado com cases de sucesso e ganhos comprovados;
    – Conhecimento da equipe de consultores em processos de cadastro, não somente em tecnologia.

  • A 2ª Onda – Governança e Simplificação do Processo
    A 2ª onda do projeto iniciou com os desenhos dos processos de cadastro de Materiais e Produtos (TO-BE), e com o levantamento das regras de negócio. Estas definições tiveram como base os processos existentes até então, o know-how dos consultores e as melhores práticas de mercado. Também foi considerado todo o potencial que a solução BRO MDM+ poderia agregar ao processo futuro (simplificações, automações, validações, etc.).
    Os novos processos possibilitaram a simplificação do cadastro, antes todos as solicitações eram feitas através de e-mail ou telefone. Com a solução todos os fluxos de processos passaram a ser orquestrados através do Workflow BRO. Relatórios e dashboards de indicadores da solução ofereceram maior visibilidade e possibilitaram a completa gestão das solicitações de cadastro, garantindo assim sua governança.
    A implantação de processos com base nas melhores práticas de mercado e a partir de uma solução padronizada e integrada ao ERP SAP, propiciou um ganho de performance e qualidade nos cadastros de Materiais e Produtos da ArcelorMittal Brasil.

Números e Fatos

  • Solução implantada em 17 empresas e 331 centros no Brasil.

  • 38 processos de cadastro implantados.

  • Mais de 400 usuários treinados.

  • 12 áreas de negócio envolvidas.

  • Mais de 2.200 novos cadastros por mês.

  • Mais de 12.000 regras de negócio implementadas.

Ganhos Obtidos

  • Maior qualidade na informação do cadastro.

  • Simplificação do processo – Materiais antes: 10 telas e 98 campos, agora: 4 telas e 18 campos | Produtos antes: 25 telas e 180 campos, agora: 5 telas e 30 campos.

  • Redução dos custos com cadastro.

  • Gestão fácil e centralizada dos processos através do dashboard de indicadores.

  • Governança do cadastro.

0%
Automação
0%
Atingimento SLA