Maior produtor de aço do mundo, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. Foi a primeira empresa das Américas com unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo.
As plantas brasileiras atendem às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável e tecnologia da informação.
Em 2015 a ArcelorMittal Brasil, por necessidades ligadas a qualidade da informação e a melhoria de seus processos, identificou que o aprimoramento de seus cadastros de materiais e produtos poderia gerar grandes benefícios a companhia:
O trabalho iniciou com a unificação dos PDMs (Padrões de Descrição) das diferentes fábricas, reduzindo em 82% o número de PDMs existentes. O trabalho de saneamento dos cadastros reduziu o número de itens em 71%, chegando ao total de 287 mil materiais padronizados.
Após o sucesso desta primeira etapa do projeto, a ArcelorMittal partiu para a escolha da solução que garantiria a governança de seus processos de cadastros e perpetuaria o trabalho de padronização feito na 1ª onda. Todo o processo de aquisição foi feito com base nos requisitos técnicos e de negócio identificados pela equipe envolvida, com o suporte constante da área de TI e envolvendo os maiores players do mercado de Master Data Management.
Após o criterioso processo de seleção da ferramenta e empresa implantadora, a akquinet Brasil foi a selecionada para auxiliar neste importante projeto, juntamente com a solução MDM+ BRO. O conhecimento especializado em processos de cadastros e em tecnologias SAP, além da solução totalmente integrada ao ERP SAP, fez com que a ArcelorMittal optasse pela akquinet Brasil.
Os principais pontos que levaram a escolha da empresa akquinet Brasil e da solução MDM+ BRO foram:
A 2ª onda do projeto iniciou com os desenhos dos processos de cadastro de Materiais e Produtos (TO-BE), e com o levantamento das regras de negócio. Estas definições tiveram como base os processos existentes até então, o know-how dos consultores e as melhores práticas de mercado. Também foi considerado todo o potencial que a solução BRO MDM+ poderia agregar ao processo futuro (simplificações, automações, validações, etc.).
Os novos processos possibilitaram a simplificação do cadastro, antes todos as solicitações eram feitas através de e-mail ou telefone. Com a solução todos os fluxos de processos passaram a ser orquestrados através do Workflow do MDM+ BRO. Relatórios e dashboards de indicadores da solução ofereceram maior visibilidade e possibilitaram a completa gestão das solicitações de cadastro, garantindo assim sua governança.
A implantação de processos com base nas melhores práticas de mercado e a partir de uma solução padronizada e integrada ao ERP SAP, propiciou um ganho de performance e qualidade nos cadastros de Materiais e Produtos da ArcelorMittal Brasil.
Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.