Case de sucesso MDM+ MUB

Transformando a Gestão de Tarefas e a Comunicação com o MDM+ MUB

O Grupo BASF possui cerca de 111.000 funcionários distribuídos em quase todos os países do mundo onde possuem unidades. Compreendem em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados, e Soluções Agrícolas.

Visão Geral

A BASF, uma das líderes globais na indústria química, enfrentava desafios para a gestão de tarefas e comunicação com seus fornecedores. Com um volume em torno de mil solicitações mensais, a área de Logística da empresa precisava de uma solução eficiente para centralizar a gestão das atividades com seus fornecedores, garantindo o controle e a rastreabilidade das informações, e eliminando o alto volume de trabalho gerado por uma comunicação informal baseada em e-mails.

Desafios Iniciais

A BASF utilizava uma plataforma tradicional de mercado para gerir estes processos com seus fornecedores. O maior desafio era compartilhar informações com o seu fornecedor para que ele conseguisse tomar as ações necessárias no menor tempo possível. Não existia nesta plataforma um portal onde o fornecedor pudesse acessar estas informações de forma simples e eficaz. O fluxo de informações era feito, em sua maior parte, por fora do sistema através de e-mails, Teams, telefone, etc. Este processo informal ocasionava atrasos e retrabalho nos processos da empresa.

Como o MDM+ MUB solucionou os problemas da BASF

A BASF decidiu, após uma pesquisa de soluções existentes no mercado e em hubs de inovação, utilizar o MDM+ MUB para resolver os problemas de informalidade e produtividade existentes nos processos que envolviam seus fornecedores.

Além dos processos de cadastro, o processo de governança foi definido – item muito importante para a continuidade das melhorias que seriam implantadas durante o projeto.

01

Workflows Personalizados

Com a funcionalidade totalmente customizável de workflow do MDM+ MUB, a BASF configurou seus processos que envolviam áreas internas da empresa e seus fornecedores. A BASF iniciou a utilização da plataforma para seu principal processo com fornecedores: "Processo de Devolução". Após a validação inicial, ampliou o uso para mais de 10 diferentes processos que foram personalizados dentro do MDM+ MUB, totalmente adaptados às necessidades específicas do negócio BASF

02

Controle e Rastreabilidade

A plataforma MDM+ MUB proporcionou à BASF o controle total das operações com seus fornecedores, garantindo a rastreabilidade das tarefas. Isso permitiu que a empresa, bem como seus fornecedores, acompanhassem todas as etapas do processo de maneira eficaz e deixasse a informalidade para trás.

03

Portal de Fornecedores

Após a configuração dos processos, os mesmos foram disponibilizados através do Portal personalizado na plataforma MDM+ MUB. O portal BASF permitiu que os fornecedores pudessem, de forma rápida e fácil, interagir com o processo e acompanhar suas solicitações de forma online.

04

Autonomia

Após o onboarding (3 encontros de 1 hora cada) da plataforma, os próprios usuários-chaves da BASF tornaram-se aptos a configurar a plataforma MDM+ MUB. Todos os processos foram implementados pela própria equipe da BASF com o nosso suporte. Isto comprova a facilidade de uso da plataforma para resolução de problemas complexos.

Como o MDM+ MUB solucionou os problemas da BASF

Quais os diferenciais notados pela BASF

1

Portais MDM+ MUB

O recurso de portais do MDM+ MUB foi um dos maiores diferenciais. Este recurso facilitou a troca de informações com os fornecedores, centralizando-as e oferecendo total controle e transparência.

2

Atendimento ágil da equipe AKQUINET

A BASF ressalta o atendimento solícito e rápido oferecido pela equipe de Customer Success do MDM+ MUB. Isso garantiu que as dúvidas fossem tratadas de maneira eficaz e ágil, permitindo uma rápida implementação e quick-wins da BASF.

3

Evolução permanente da plataforma

A evolução constante da plataforma foi sinalizada também como um dos pontos fortes do MDM+ MUB. Constantemente novas funcionalidades, importantes para a melhoria dos processos da BASF, foram disponibilizadas sem nenhum impacto ao que já havia sido construído. Um canal com a área de Customer Success permitiu que a BASF pudesse sugerir melhorias e recebê-las nas atualizações, sem nenhum custo adicional.

4

Facilidade de uso

Como uma plataforma no-code altamente customizável, um dos pontos fortes da ferramenta é a facilidade de uso. No caso da BASF, a partir de um treinamento inicial e auxílio na construção do primeiro processo, os demais foram configurados e atualmente são mantidos, pelos próprios colaboradores da BASF – sem necessidade de contração de consultoria.

Conclusão

Após a implementação do MDM+ MUB, a BASF experimentou uma melhoria significativa na gestão de tarefas e comunicação com seus fornecedores. A digitalização dos processos resultou em maior eficiência e rapidez para a operação, reduzindo erros e retrabalho, além de garantir controle e qualidade das informações. Isto permite que a tomada de decisão seja assertiva e eficaz.

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.