Fundada em 1925, a Kepler Weber é uma empresa líder absoluta em pós-colheita e entrega soluções completas de
beneficiamento, movimentação e conservação de grãos, desde a originação em propriedades rurais, até a
transformação em agroindústrias e terminais logísticos em portos.
Devido à natureza dos produtos que desenvolve e fabrica, o cadastro de material e produtos é parte da espinha dorsal da Kepler. O alto volume de criação de cadastros é rotina diária da companhia e com a implantação do ERP SAP, este processo se tornou ainda mais crítico.
Durante o projeto de implantação do ERP SAP a Kepler identificou que os seus processos de cadastro de materiais e produtos demandariam um grande esforço, fato que até então não existia no sistema legado. As primeiras iniciativas levaram a criação de workflows no SAP para controlar os processos de cadastro. Estas iniciativas identificaram que as ferramentas existentes no ERP SAP não permitiriam um controle eficaz do processo de cadastro e acabaram não sendo aderentes ás necessidades e a agilidade que o negócio requeria – alto esforço para sua manutenção e um lead-time longo podendo impactar diretamente no atendimento aos seus clientes. Este cenário fez com que a Kepler buscasse no mercado ferramentas que agregassem rapidez, qualidade e controle (leia-se governança) de seus processos de cadastro.
No processo de aquisição da ferramenta, o BRO MDM+ foi selecionado por ser um produto totalmente integrado ao SAP, apresentar uma forma fácil de construir e manter workflows e, com base em regras de negócio, automatizar e garantir a governança de seus processos.
O projeto de implantação do BRO MDM+ aconteceu junto ao projeto SAP. Foram implementados cerca de 60 processos de criação, ampliação e modificação (inclusive de obsolescência) relacionados ao cadastro de materiais e produtos. Em cada um destes processos, foram implantadas regras de negócio para restringir valores de campos (conforme a necessidade do processo), montar formulários simplificados para o usuário e automatizar o cadastro. Com o objetivo de otimizar a mão-de-obra da engenharia, também foi feita a integração com o PLM da Siemens, o TeamCenter, utilizando a interface web do BRO MDM+: através do PLM o engenheiro faz o cadastro de informações básicas e da classificação, automaticamente o BRO cria o material no SAP iniciando ao mesmo tempo o workflow de cadastro. Em paralelo o BRO faz a padronização do texto breve e longo, e retorna estas informações juntamente com o código do material ao PLM. Todas as informações integradas.
Além dos benefícios de otimização, automação e simplificação dos processos, o BRO entregou ferramentas para a gestão dos processos. Através de relatórios, tanto o solicitante, quanto os envolvidos, podem verificar onde o processo está parado, com quem e desde quando.
Também foram implementados processos que automatizaram a criação do Registro Info de Compras e da LOF, tudo isso acontecendo durante o mesmo processo de cadastro do material. As transações standard, que não garantiriam a governança do cadastro, não foram mais utilizadas, sendo o BRO a única ferramenta responsável pela criação e manutenção média de 4.200 cadastros por mês.
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