Case de sucesso MDM+ BRO

Governança e Simplificação do Cadastro

Desde 1971, a Embraco é provedora global de tecnologia de refrigeração para toda a cadeia do frio residencial e comercial, contando com um portfólio amplo, eficiente e competitivo para aplicações residenciais, restaurantes e cozinhas profissionais, supermercados e lojas de conveniência, expositores e aplicações médicas. Suas soluções são diferenciadas pela inovação que supera as expectativas mais desafiadoras dos clientes. A Embraco é parte da Nidec Global Appliance, uma plataforma da Nidec Corporation.

GANHOS & FATOS

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A Necessidade da Embraco

Referência no mercado de refrigeração, a Embraco está sempre ditando tendências e inovando seus produtos para levar mais qualidade de vida às pessoas através da preservação dos alimentos. Devido a este DNA inovador, há uma necessidade de agilidade na criação e liberação de produtos para o mercado. Por isso, a empresa entendeu que a governança de seus cadastros era essencial para simplificar seus processos internos e reduzir o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto.

Traçando os objetivos

Para atender cada vez melhor o cliente, a Embraco foi buscar processos e tecnologias para suportar a gestão dos seus cadastros, estabelecendo objetivos claros a serem alcançados:


  • Suprir as necessidades ligadas à governança do processo de cadastro de material e produtos;

  • Padronizar processos e definir seus responsáveis;

  • Buscar ganhos para os processos de Desenvolvimento de Produtos, Compras e Logística;
  • Aumentar a qualidade da informação para a tomada de decisão;

  • Garantir a governança Fiscal e Tributária;

  • Transferir o conhecimento informal (tácito) para o domínio da empresa;

  • Simplificar e automatizar os seus processos, em busca da excelência operacional;

  • E, por fim, para suportar os novos processos, implantar uma solução tecnológica conectada diretamente ao SAP, evitando integrações.

A Solução

O conhecimento especializado em processos de cadastros e em tecnologias SAP, além de oferecer uma solução totalmente integrada ao ERP SAP, fez com que a Embraco optasse pela consultoria akquinet HKS para auxiliar neste importante projeto global.
O trabalho iniciou com o mapeamento dos processos de cadastro de materiais, produtos e de outros cadastros relacionados (lista técnica, roteiro, registro Info de compras e lista de opções de fornecimento) existentes. Com base no AS-IS, aliando o potencial que a ferramenta BRO MDM+ poderia entregar para a Embraco, além do know-how dos consultores e nas melhores práticas de mercado, foram definidos processos padronizados para as 11 unidades mundiais da Embraco.


Além dos processos de cadastro, o processo de governança foi definido – item muito importante para a continuidade das melhorias que seriam implantadas durante o projeto.

O Projeto

O projeto foi dividido em 2 fases:


1ª – Criando a cultura de Gestão de Cadastros

Foram implantados novos processos padronizados e orquestrados pelo workflow do BRO, trazendo visibilidade e gestão dos processos de cadastros. Nesta fase foi inserida a cultura de gestão dos cadastros na empresa, envolvendo e treinando os colaboradores.


2ª– Simplificação e Automação

Com as lições aprendidas na fase anterior e aplicando o potencial da ferramenta BRO MDM+, a segunda etapa possibilitou o aprimoramento dos processos de cadastros implantados. Aplicando a funcionalidade de formulários do BRO, simplificou-se o processo disponibilizando campos e informações de forma organizada, racionalizada e simples. Implementando as regras de negócio mapeadas, automatizou-se grande parte do cadastro, reduzindo consideravelmente o esforço e tempo empregado pelos usuários.

Ganho Obtidos

As melhorias com a adoção da Gestão de Dados Materiais (BRO) foram inúmeras, como mostra a lista abaixo, mas entre os destaques está a agilidade no cadastro. Para isso, etapas foram eliminadas, reduzindo o inventário de uma válvula de 56 para 18 dias, por exemplo.


  • Qualidade na informação do cadastro;

  • Processos padronizados e documentados;

  • Disponibilização da informação de forma centralizada para todos os colaboradores;

  • Salto de 31% para 88% no atendimento do SLA;

  • Redução de custos logísticos e de inventário;
  • Domínio sobre as regras de negócio dos cadastros, que antes eram tácitos, e que foram estruturados e sistematizados;

  • 1ª fase implementada em 3 meses;

  • Governança do processo.

 

Veja mais em:
https://itforum365.com.br/ti-orquestra-projeto-de-engenharia-digital-na-embraco/
https://www.baguete.com.br/noticias/13/07/2018/embraco-cadastros-simplificados-e-ageis

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