A Suvinil, atualmente parte da empresa Sherwin-Williams, possui mais de 60 anos de história e é líder no mercado de tintas do Brasil. Presentes em cada canto do país, contam com centenas de produtos, milhares de cores e serviços especiais, desenvolvidos para facilitar a pintura.
A Suvinil, líder brasileiro no mercado de tintas, enfrentava desafios para a gestão de tarefas e comunicação com seus fornecedores. Com um volume em torno de mil solicitações mensais, a área de Logística da empresa precisava de uma solução eficiente para centralizar a gestão das atividades com seus fornecedores, garantindo o controle e a rastreabilidade das informações, e eliminando o alto volume de trabalho gerado por uma comunicação informal baseada em e-mails.
A Suvinil utilizava uma plataforma tradicional de mercado para gerir estes processos com seus fornecedores. O maior desafio era compartilhar informações com o seu fornecedor para que ele conseguisse tomar as ações necessárias no menor tempo possível. Não existia nesta plataforma um portal onde o fornecedor pudesse acessar estas informações de forma simples e eficaz. O fluxo de informações era feito, em sua maior parte, por fora do sistema através de e-mails, Teams, telefone, etc. Este processo informal ocasionava atrasos e retrabalho nos processos da empresa.
A Suvinil decidiu, após uma pesquisa de soluções existentes no mercado e em hubs de inovação, utilizar o MUB® para resolver os problemas de informalidade e produtividade existentes nos processos que envolviam seus fornecedores.
Além dos processos com os Fornecedores da Suvinil, foram definidas as regras de governança, item primordial para a continuidade das melhorias que seriam implantadas durante o projeto.
Com a funcionalidade totalmente customizável de workflow do MUB®, a Suvinil configurou seus processos que envolviam áreas internas da empresa e seus fornecedores. A Suvinil iniciou a utilização da plataforma para seu principal processo com fornecedores: "Processo de Devolução". Após a validação inicial, ampliou o uso para mais de 10 diferentes processos que foram personalizados dentro do mub®, totalmente adaptados às necessidades específicas do negócio Suvinil.
A plataforma MUB® proporcionou à Suvinil o controle total das operações com seus fornecedores, garantindo a rastreabilidade das tarefas.
Isso permitiu que a empresa, bem como seus fornecedores, acompanhassem todas as etapas do processo de maneira fácil e eficaz, deixando a informalidade para trás.
Após a configuração dos processos, os mesmos foram disponibilizados através do Portal personalizado na plataforma MUB®.
O portal permitiu que os fornecedores pudessem, de forma rápida e fácil, interagir com o processo e acompanhar suas solicitações de forma online.
Após o treinamento da plataforma feito pela equipe da Suvinil em 3 encontros de 1 hora cada, os próprios usuários-chaves da Suvinil tornaram-se aptos a configurar a plataforma MUB®.
Todos os processos foram implementados pela própria equipe da Suvinil com o nosso suporte. Isto comprova a facilidade de uso da plataforma para resolução de problemas complexos.
O recurso de portais do MUB® foi um dos maiores diferenciais. Este recurso facilitou a troca de informações com os fornecedores, centralizando-as e oferecendo total controle e transparência.
A Suvinil ressalta o atendimento solícito e rápido oferecido pela equipe de Customer Success do MUB®. Isso garantiu que as dúvidas fossem tratadas de maneira eficaz e ágil, permitindo uma rápida implementação e quick-wins da Suvinil.
A evolução constante da plataforma foi sinalizada também como um dos pontos fortes do MUB®. Constantemente novas funcionalidades, importantes para a melhoria dos processos da Suvinil, foram disponibilizadas sem nenhum impacto ao que já havia sido construído. Um canal com a área de Customer Success permitiu que a Suvinil pudesse sugerir melhorias e recebê-las nas atualizações, sem nenhum custo adicional.
Como uma plataforma no-code altamente customizável, um dos pontos fortes da ferramenta é a facilidade de uso. No caso da Suvinil, a partir de um treinamento inicial e auxílio na construção do primeiro processo, os demais foram configurados e atualmente são mantidos, pelos próprios colaboradores da Suvinil – sem necessidade de contração de consultoria.
Após a implementação do MUB®, a Suvinil experimentou uma melhoria significativa na gestão de tarefas e comunicação com seus fornecedores. A digitalização dos processos resultou em maior eficiência e rapidez para a operação, reduzindo erros e retrabalho, além de garantir controle e qualidade das informações. Isto permite que a tomada de decisão seja assertiva e eficaz.